Mostrando postagens com marcador Poemas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Poemas. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 12 de março de 2013

Nel Mezzo Del Camin

Cheguei. Chegaste. Vinhas fatigada
E triste, e triste e fatigado eu vinha.
Tinhas a alma de sonhos povoada,
E a alma de sonhos povoada eu tinha...

E paramos de súbito na estrada
Da vida: longos anos, presa à minha
A tua mão, a vista deslumbrada
Tive da luz que teu olhar continha.

Hoje, segues de novo... Na partida
Nem o pranto os teus olhos umedece,
Nem te comove a dor da despedida.

E eu, solitário, volto a face, e tremo,
Vendo o teu vulto que desaparece
Na extrema curva do caminho extremo

Olavo Bilac

Lema dos Excursionistas

“Não tirar nada 
Além de fotos,
Não deixar nada 
Além de pegadas,
Não matar nada
Além do tempo.”





segunda-feira, 4 de março de 2013

Poema dos Olhos da Amada


Oh, minha amada
Que os olhos teus

São cais noturnos
Cheios de adeus
São docas mansas
Trilhando luzes
Que brilham longe
Longe nos breus

Oh, minha amada 
Que olhos os teus

Quanto mistério 
Nos olhos teus
Quantos saveiros 
Quantos navios
Quantos naufrágios 
Nos olhos teus

Oh, minha amada 
Que olhos os teus

Se Deus houvera 
Fizera-os Deus
Pois não os fizera
Quem não soubera 
Que há muitas eras 
Nos olhos teus

Ah, minha amada 
De olhos ateus

Cria a esperança 
Nos olhos meus 
De verem um dia 
O olhar mendigo 
Da poesia
Nos olhos teus

Vinícius de Morais


sábado, 2 de março de 2013

O Rei da Floresta

Quem tarde cavalga floresta adentro, 
Nas trevas da noite, no frio e no vento? 
É o pai angustiado, seu filho no braço. 
Seguro, agasalha-o no quente regaço.

- Filho, por que escondes o rosto com medo? 
Não vês, ó meu pai, lá, entre o arvoredo, 
O Rei da Floresta, de manto e coroa? 
- Meu filho, é apenas neblina que voa.

"Vem, linda criança, vem, fica comigo! 
 Brinquedos e jogos e u farei contigo. 
 Mil flores formosas florescem aqui, 
 Roupagens de ouro eu tenho pra ti!"

- Meu pai, tu não ouves, meu pai, tenho medo, 
 O Rei da Floresta me chama em segredo! 
 - Sossega, meu filho, é apenas a aragem, 
 É o vento que sopra e agita a folhagem!

"Vem, vem meu menino, vem cá, vem a mim!
 Minha filhas te esperam aqui! 
 As filhas que vão te embalar e ninar, 
 Cantando e dançando, histórias contar!

- Meu pai, ó meu pai, no escuro, olha ali! 
 As filhas do Rei da Floresta - eu as vi! 
 Meu filho, não temas, eu vejo também: 
 São vultos de velhos salgueiros, além! 
"Me agradas, menino, eu te quero pra mim, 
 Se não vens por bem, levo-te mesmo assim!" 
 - Meu pai, ó meu pai, ele toca-me agora! 
 O Rei da Floresta quer levar-me embora!

O pai estremece, cavalga apressado, 
Estreita a criança no braço gelado, 
Por fim chega em casa, ele alcança a porta 
- Nos braços do pai a criança está morta.
-Fim-

Goethe

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O Amor é...

Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Luís de Camões

domingo, 21 de outubro de 2012

Primeiro... Depois...

Sentir primeiro, pensar depois
Perdoar primeiro, julgar depois
Amar primeiro, educar depois
Esquecer primeiro, aprender depois

Libertar primeiro, ensinar depois
Alimentar primeiro, cantar depois

Possuir primeiro, contemplar depois
Agir primeiro, julgar depois

Navegar primeiro, aportar depois
Viver primeiro, morrer depois
Mário Quintana

Bilhete

Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
Enfim,
Tem de ser bem devagarinho, Amada,
Que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...
Mário Quintana

Amor é Síntese

Por favor, não me analise
Não fique procurando cada ponto fraco meu.
Se ninguém resiste a uma análise profunda,
Quanto mais eu...

Ciumento, exigente, inseguro, carente
Todo cheio de marcas que a vida deixou
Vejo em cada grito de exigência
Um pedido de carência, um pedido de amor.

Amor é síntese
É uma integração de dados
Não há que tirar nem pôr
Não me corte em fatias
Ninguém consegue abraçar um pedaço
Me envolva todo em seus braços
E eu serei o perfeito amor.
Mário Quintana

terça-feira, 12 de junho de 2012

Amar

"Fechei os olhos para não te ver
e a minha boca para não dizer...
E dos meus olhos fechados desceram lágrimas que não enxuguei,
e da minha boca fechada nasceram sussurros
e palavras mudas que te dediquei...

O amor é quando a gente mora um no outro."

Mário Quintana




terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

De Queijo

Com essas mãos que eu escrevo,
Eu como pão de queijo.

Com essas mãos que eu escrevo,
Eu dou um murro na sua cara.

Com essas mãos que eu escrevo,
Eu seguro a escova de dentes.

Com essas mãos que eu escrevo,
Eu abro e fecho as janelas.

Com essas mãos que eu escrevo,
Eu abro um livro.

Com essas mãos que eu escrevo,
Eu como rosquinha de queijo.

Com essas mãos que eu escrevo
No computador,
Eu escrevo
No caderno.

Com essas mãos que eu escrevo,
Eu faço qualquer coisa,
Ou como qualquer coisa...
De queijo.

Luanna Lyma

Remember When...

We laugh
We cry
Together
You and I...

sábado, 11 de fevereiro de 2012

As Pombas

"Vai-se a primeira pomba despertada...
Vai-se outra mais... mais outra... enfim dezenas
De pombas vão-se dos pombais, apenas
Raia sanguínea e fresca a madrugada...

E à tarde, quando a rígida nortada
Sopra, aos pombais de novo elas, serenas,
Ruflando as asas, sacudindo as penas,
Voltam todas em bando e em revoada...

Também dos corações onde abotoam,
Os sonhos, um por um, céleres voam,
Como voam as pombas dos pombais;

No azul da adolescência as asas soltam,
Fogem... Mas aos pombais as pombas voltam,
E eles aos corações não voltam mais..."

Raimundo Correia

Poema ao Contrário

"Não te amo mais.
Estarei mentindo dizendo que
Ainda te quero como sempre quis.
Tenho certeza que
Nada foi em vão.
Sinto dentro de mim que
Você não significa nada.
Não poderia dizer jamais que
Alimento um grande amor.
Sinto cada vez mais que
Já te esqueci!
E jamais usarei a frase
EU TE AMO!
Sinto, mas tenho que dizer a verdade
É tarde demais..."

Clarice Lispector

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Haikai de Outono

Uma folha, ai
Melancolicamente
Cai.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Tomara

Que a tristeza te convença
Que a saudade não compensa
E que a ausência não dá paz
E o verdadeiro amor de quem se ama
Tece a mesma antiga trama
Que não se desfaz

E a coisa mais divina
Que há no mundo
É viver cada segundo
Como nunca mais...

Vinícius de Morais

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Via Láctea

"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo 
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto, 
Que, para ouvi-las, muita vez desperto 
E abro as janelas, pálido de espanto... 

E conversamos toda a noite, enquanto 
A Via Láctea, como um pálio aberto, 
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, 
Inda as procuro pelo céu deserto. 

Direis agora: "Tresloucado amigo! 
Que conversas com elas? Que sentido 
Tem o que dizem, quando estão contigo?" 

E eu vos direi: "Amai para entendê-las! 
Pois só quem ama pode ter ouvido 
Capaz de ouvir e entender estrelas"

Olavo Bilac


terça-feira, 3 de janeiro de 2012

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Os Ventos

Esse gatinho é uma fusão entre Pericks e Chuckie.
Simplesmente lindo!
>♥<